quarta-feira, 27 de março de 2013

Dica da Lelia: Receita Saudável para a Páscoa

Peixe é um excelente alimento por ser não somente saudável mas também saboroso. Segundo os especialistas, o ideal é consumir peixes pelo menos duas vezes na semana. Eles possuem muitas proteínas de fácil digestão, com um valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas; são mais leves para o nosso corpo, ricos em substâncias não produzidas pelo nosso organismo e ômega-3, fonte de ferro, vitamina B12 e cálcio, e ainda previnem doenças cardiovasculares, neurológicas e inflamação dos olhos.

     Arroz integral com bacalhau


    Ingredientes

    - 1 colher (sobremesa) de azeite
   - 2 dentes de alho
    - ½ cebola
    - 400 gramas de bacalhau desfiado
    - 1 xícara (chá) de arroz integral
    - Orégano a gosto
    - 3 xícaras (chá) de água
    - 1 cenoura média
    - 1 xícara de ervilha fresca

Modo de preparo

 Numa frigideira antiaderente alta, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola bem picadinho, acrescentando pouco a pouco o bacalhau previamente demolhado a gosto. Depois de estar ao lume (tipo refogado), acrescente o arroz integral cru para fritar um pouco também. Se o arroz mais a mistura do bacalhau estiver muito espessa ou seca, coloque mais azeite. Enquanto vai mexendo com uma colher, acrescente o orégano a gosto. Acrescente a água. Enquanto vai cozendo, acrescente a cenoura picada em quadradinhos e a ervilha. Mexa e sirva quente.


Pratos que incluem o tradicional bacalhau estão entre as receitas preferidas para a ocasião, mas alguns cuidados devem ser adotados principalmente pelos hipertensos, pois ele é rico em sódio, um vilão para as pessoas com pressão alta. Nesses casos, é aconselhável que o bacalhau seja substituído por outro tipo de peixe, como o salmão, que contém baixo teor de sódio. Mas, se você não consegue abrir mão do prato, uma boa dica da médica é realizar o processo de dessalga de forma impecável, além de beber bastante água em torno de 1 hora após o seu consumo, para eliminar o excesso de sal no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário